• revistagora

A Ágora precisa existir

A Ágora era a expressão máxima da política na Grécia Antiga. Um espaço aberto, livre, parte essencial da constituição das primeiras cidades-estado. Era um local de discussões acaloradas, de embate de ideias, mas, sobretudo, de tomada de decisões. Foi um dos primeiros indícios da democracia em estado puro: uma construção coletiva saudável, mesmo a partir de conflitos frequentes.

No atual contexto, a Ágora original não existe mais. Mas, o seu simbolismo está vivo, seja no processo político como um todo, seja nas redes sociais. Esse segundo exemplo torna-se importante, ao passo que evidencia os desafios a serem enfrentados na democracia atual: fake news, os extremismos, os discursos de ódio, a polarização. Artifícios que se tornam uma armadilha diante da busca por um debate de ideias honesto e que almeje soluções para as vicissitudes encontradas.

Perante essas circunstâncias, como cidadãos, temos duas opções: uma delas é viver como Diógenes, símbolo da filosofia cínica, que morava em um barril e desprezava as convenções sociais, as leis e as relações humanas. Essa opção, para a conjuntura atual, corresponderia a adotar uma postura de desprezo pelos desafios vividos pela democracia, afastando-se do problema como uma forma de protesto. A outra alternativa é enfrentar essa questão de frente. É entender a importância da democracia em seu estado puro – como nos tempos de Ágora – e combater o que a corrói.

E é exatamente por essa segunda opção que estou aqui, escrevendo nesse espaço. Precisamos lutar pela democracia exercendo a democracia, em espaços plurais, abertos e honestos como a Ágora, a revista.

A democracia é um regime complexo. E a divergência e a pluralidade de ideias, feitas de maneira respeitosa e saudável, precisam existir. É essencial ouvir o diferente para formar a sua opinião. É imprescindível saber defender seu ponto de vista, mas também saber divergir do que se discorda. E é por isso que precisamos promover espaços como esse. A democracia, para funcionar em seu estado puro, precisa de Ágoras.


ISSN: 2447-2662
  • Branca Ícone Spotify
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram